domingo, 28 de Abril de 2024  05:34
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
11-03-2014

Aveiro: Odete Costa lidera lista candidata à concelhia do BE.


Apenas uma lista candidata à liderança da concelhia de Aveiro do Bloco de Esquerda. Odete Costa, atual coordenadora, lidera a lista ...

Apenas uma lista candidata à liderança da concelhia de Aveiro do Bloco de Esquerda. Odete Costa, atual coordenadora, lidera a lista “Vencer a austeridade criar a alternativa” que será sufragada a 22 de Março em Assembleia Geral. O próximo mandato de dois anos deverá manter o tom de luta contra uma realidade que o BE diz ser um “círculo vicioso de um rotativismo ao centro, onde todos falam de mudança mas nada se transforma”.

Na lista surgem os nomes dos dirigentes que ao longo dos últimos anos têm liderado o BE em Aveiro. Nelson Peralta, Virgínia Matos, João Dias, João Catarino e Ivar Corceiro, surgindo ainda figuras como Carla Lima, que foi candidata do BE eleita para a Assembleia Municipal de Ílhavo, Nuno Orestes, Rita Batista, Hugo Ferreira, Rui Oliveira e Gonçalo Gonçalves. A comissão coordenadora será alargada de 13 para 15 elementos.

O Bloco de Esquerda assume-se como Partido que “integra a esfera da luta popular que busca alternativas ao capitalismo, afirma a centralidade do trabalho, as lutas do ambientalismo, do feminismo, dos direitos LGBT, do direito às migrações, da igualdade e da liberdade”.

Na dimensão concelhia e regional assume que nas autárquicas perdeu cerca de 1% nas votações para a Câmara e Assembleia Municipal. Elegeu um deputado municipal. Com o decréscimo de votos perde o segundo que quatro anos antes tinha sido eleito por uma diferença de 32 votos.

O BE diz que a eleição autárquica se fez com duas listas na direita, uma protagonizada por Élio Maia que “fez do discurso anti-partidos o centro da sua campanha” e outra por Ribau Esteves que enquanto candidato oficial PSD/CDS/PPM “assumiu o discurso da política enquanto esfera de gestão e não de escolhas políticas, querendo apresentar-se como o melhor gestor”.

Para a candidatura socialista de Eduardo Feio, o BE diz que “recusou assumir questões centrais à esquerda como a recusa da privatização das águas” e sobre Pires da Rosa, novo dirigente da concelhia socialista, destaca o interesse em “atrair muito da boa gente que andava investida nesse movimento de Élio Maia”.

O BE dirige atenções para a eleição de António Nogueira Leite para a liderança da Assembleia Municipal de Aveiro salientando que com essa eleição “foram retirados direitos políticos às oposições, capacidade de intervenção aos cidadãos e cidadãs do concelho e garantiram-se normas que permitem silenciar críticos internos”.

A lista candidata a novo mandato considera que há proximidade entre a situação política aveirense e o momento vivido no país. “O modelo da coligação de direita em Aveiro está alinhado com o do país. Ribau Esteves baseou a sua candidatura na esfera da gestão, em particular na capacidade absoluta de resolver o problema da dívida. Agora proclama o discurso já tão gasto de que a situação financeira é pior que a que imaginava pelo que não poderá cumprir o seu programa, abrindo-o ao aumento de impostos”.

O combate à privatização de serviços públicos, em Aveiro, e ao modelo seguido por Passos Coelho vai concentrar atenções. “As condições de vida das pessoas pioraram, por isso o país está pior”.

Com as eleições Europeias no horizonte, o BE assume que está pronto a desobedecer “à Europa da Austeridade Permanente” afirmando interesse em “refundar na Europa dos Povos”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®